Fettival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”, ao lado do Bloco da Saúde, Guarda de Moçambique Senhora do Rosário e Belisário Tonsich
Promover as tradições culturais negras de Minas Gerais, em cinco diferentes regiões de Belo Horizonte, com shows gratuitos para mostrar o congado e a música popular brasileira. Esse é o objetivo da mais recente iniciativa de Maurício Tizumba, nome de referência na criação artística e na pesquisa sobre a afromineiridade.
No próximo dia 04 de novembro, estreia o festival “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. Esta será a primeira das cinco apresentações desta turnê, que tem como destaques os shows de Maurício Tizumba, convidando guardas de congado e artistas de cada localidade visitada.
O evento, que tem entrada gratuita, traz a participação especial do Bloco da Saúde, da Guarda de Moçambique Senhora do Rosário e Belisário Tonsich e acontece no Teatro Raul Belém Machado. Os ingressos devem ser retirados pela plataforma Sympla no link https://bileto.sympla.com.br/event/88070
Todas as demais datas e atrações do festival serão divulgadas em breve. No repertório das apresentações, Tizumba apresenta cânticos do congado mineiro e música popular brasileira entoados aos ritmos de tambores, gungas e patangomes.
O projeto “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais” é realizado com o patrocínio do Instituto Unimed-BH através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Os cinco shows do festival irão oferecer ações especiais de acessibilidade, com assentos reservados para acomodar idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além da escolha de espaços públicos de fácil acesso.
SOBRE MAURÍCIO TIZUMBA
Maurício Tizumba, em sua carreira artística que tem início na década de 60, se destaca por fazer um percurso de grande relevância para a cultura afro-brasileira. Em toda a sua história musical, Tizumba traz consigo a forte influência do congado mineiro, manifestação cultural e religiosa que resiste há mais de três séculos enquanto importante símbolo de expressão da cultura negra em Minas Gerais.
Ator, compositor, cantor, multi-instrumentista, diretor musical e capitão de reinado/congado e que hoje está como presidente da Irmandade Os Carolinos, Maurício Tizumba estabeleceu em sua trajetória artística – que começou quando ainda era criança, na extinta TV Itacolomi – diálogo entre diversas linguagens e entre a arte e as manifestações populares tradicionais da cultura afro-brasileira e afro-mineira.
Tizumba, que sempre esteve comprometido com o resgate da identidade cultural do povo brasileiro, ao longo de sua carreira construiu sua trajetória tendo como sua matéria prima mais importante o som dos tambores mineiros. Trajetória essa que marca também a intenção de ampliar o acesso à cultura, buscando a disseminação da arte entre todas as classes e grupos sociais. Seus trabalhos sempre vão às ruas e ao povo, com o objetivo claro de sensibilização para a arte, para a cultura negra, e para a cultura em geral. Tizumba canta para todas as cores, tamanhos e lugares.
SERVIÇO
LANÇAMENTO FESTIVAL MAURÍCIO TIZUMBA E O TAMBOR ITINERANTE NAS REGIONAIS
Shows: Maurício Tizumba, Bloco da Saúde, Guarda de Moçambique Senhora do Rosário e Belisário Tonsich
Onde : Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado – Rua Leonil Prata s/nº – Alípio de Melo, Belo Horizonte
Quando? Sábado, 04/11
Horário : 20hs
Quanto? Entrada gratuita
Ingressos devem ser retirados pela internet na plataforma do Sympla
Endereço: https://bileto.sympla.com.br/event/88070
Classificação : Livre