Novembro Negro: Adriana C. A. Figueiredo lança livro ‘Quando a vida dá o tom’
A obra retrata uma história de superação, amizade, amor e luta contra o preconceito racial na década de 90, mas que ainda hoje está presente na sociedade
O lançamento do livro será na quinta-feira, dia 28 de novembro de 2024, das 18h30min às 20h30min. A obra é um romance de ficção que narra a jornada da jovem Marianne, negra, moradora de uma comunidade no Rio de Janeiro, que apesar de todas as impossibilidades se vê em Nova Iorque como bolsista da Juilliard School, a maior escola de arte do mundo. A entrada é gratuita, com classificação livre.
Sinopse
Pode uma menina negra, moradora de uma comunidade no Rio de Janeiro, nascer com um talento musical tão especial e ser reconhecida pela maior escola de arte do mundo? Marianne é filha de um italiano e de uma brasileira. O pai desapareceu quando ela tinha 10 anos, deixando para trás quatro filhos e uma esposa apaixonada e desiludida.
Através de um projeto social, Marianne desabrocha como uma pianista, ganha bolsa de estudos no asfalto e enfrenta olhares enviesados, comentários maldosos, além da solidão de quem não “deveria estar nesse lugar”. Até que uma grande oportunidade surge no horizonte e então… ela se vê na Juilliard School!
Lutando para se integrar e se adaptar ao ambiente que dizem não ser o seu, ela esbarra no amor em pleno Central Park e descobre que ser invisível nunca foi seu destino.
‘Quando a vida dá o tom’ é uma história de sonhos, de busca pelo próprio lugar no mundo, de luta contra os preconceitos e, principalmente, sobre o amor. Amor pela família, pelos amigos, pela música e por quem segura sua mão quando o mundo parece grande demais.
Adriana Cristina de Almeida Figueiredo (Belo Horizonte – Minas Gerais) é administradora de formação, com especialização em Administração de Recursos Humanos. Tem carreira consolidada no mercado financeiro e atua como bancária há mais de 20 anos. Foi professora universitária no curso de Administração, porém a escrita sempre esteve presente em sua vida, como algo que fazia por prazer, apenas para si mesma. Em 2020 começou um blog e um Instagram para registrar, em meio ao caos, relatos sobre a maternidade, seus textos e poesias e de lá pra cá não parou mais. Além do seu primeiro livro, intitulado ‘Estreia de mãe’ (2021), escreveu também ‘O primogênito e o caçulinha’ (2023), ‘Amor sob medida’ (2023), ‘Além da margem’ (2023), ‘A 365 degraus do fim’ (2024) e ‘Quando a vida dá o tom’ (2024), seu quarto romance. Por causa da sua paixão pela literatura, começou uma nova graduação em Letras pela UFMG, além de uma pós-graduação em Literatura, Artes e Filosofia pela PUCRS, com previsão de término em 2025. É apaixonada pelos livros e acredita que a literatura pode transformar o mundo através de quem lê.
Lançamento do livro ‘Quando a vida dá o tom’ – Adriana C. A. Figueiredo
Data: 28 de novembro de 2024
Horário: das 18h30min às 20h30min
Local: Hall superior do Centro Cultural UFMG
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita